Festival de Folclore de Nova Petrópolis!

Festival de Folclore de Nova Petrópolis!

51º Festival Internacional de Folclore inicia em Nova Petrópolis!

Maior evento cultural da Serra Gaúcha prossegue até 4 de agosto, com entrada gratuita!


O 51º Festival Internacional de Folclore foi oficialmente aberto nesta sexta-feira, 19 de julho, em Nova Petrópolis. O maior evento cultural da Serra Gaúcha teve início com expressivo público na Rua Coberta e Praça das Flores. O Acendimento da Chama Folclórica e a exibição do espetáculo "Linhas de Memória" marcaram o início da edição que tem como tema "A diversidade é o que nos une e fortalece o nosso legado".

As soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 51º Festival Internacional de Folclore, rainha Ana Luiza Kuhn, 1ª princesa Marluce Maldaner e 2ª princesa Camila Caroline Schwaab, deram as boas-vindas ao público e autoridades. "Este é um ano muito especial em que celebramos a longa trajetória do evento, os 200 anos da imigração alemã no Brasil e a retomada da esperança no futuro", disseram. A corte desejou que a 51ª edição seja vivida com alegria, que fortaleça a identidade cultural de Nova Petrópolis e que a diversidade seja compartilhada. 



"Que este Festival Internacional de Folclore seja um momento de alegria, aprendizado e, acima de tudo, de união entre os povos. Que possamos compartilhar, apreciar e celebrar as diferentes culturas que enriquecem nossa vida e fortalecem nossos laços como comunidade global. Desejo a todos um festival inesquecível e repleto de momentos marcantes. Aproveitem cada instante desta maravilhosa celebração", declarou o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Cleiton Ismael Spengler.


Após os pronunciamentos, o acendimento da Chama Folclórica foi conduzido pelo Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, grupo folclórico do Vale do Caí, localidade de Nova Petrópolis que foi fortemente atingida pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul. O grupo emocionou a plateia ao lembrar dos momentos de horror vividos durante os temporais, a elevação do Rio Caí e a queda da ponte da BR-116. Mas, também renovou a esperança ao acender a Chama Folclórica, simbolizando a mesma luz que aplacou a escuridão vivida antes e que agora ilumina a esperança, a superação e o futuro. Até 4 de agosto a Chama Folclórica ilumina o Festival Internacional de Folclore e aquece o coração de todos que acreditam em dias melhores, celebrando a solidariedade, a cultura, a dança, o folclore, a música e a diversidade. 


Encerrando a programação, o espetáculo "Linhas de Memória" foi o ponto alto da primeira noite do 51º Festival Internacional de Folclore. A produção emocionou a plateia e trouxe lições valiosas sobre cooperatividade, gastronomia, religiosidade, música, dança e cuidado, legados dos imigrantes alemães preservados até hoje em Nova Petrópolis.

Com roteiro e direção de Edineia Werner, coordenação audiovisual de Mauro Stoffel, direção coreográfica de Vanessa Jeniffer Zeni e integrantes da AGDFA-NP e do CTG Pousada da Serra no elenco, a produção envolveu 70 atores, entre protagonistas, atores mirins e figurantes.


O espetáculo criou um paralelo entre o ontem e o hoje, entre os antepassados e os descendentes, separados por 200 anos, mas com muito em comum. A cultura se torna o maior legado dessa travessia oceânica, trazendo ao Palco da Diversidade uma história que ainda não havia sido contada. A próxima apresentação do espetáculo "Linhas de Memória" será no encerramento do evento, dia 4 de agosto, às 20h30, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. 

Os próximos dias serão de muita festa, cultura, trocas, alegria, solidariedade, folclore, ritmo e aplausos no Palco da Diversidade. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento, em www.festivaldefolclore.com.br/programacao e também pelo Instagram @festivaldefolclorenp.


O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil. Patrocinadores: Dakota - ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira, Supermercados Andreazza, Gula Alimentos, Banrisul, Randoncorp, Suibom, Niruma Móveis, Cervejaria Traum, Seibt Máquinas, DGT Monitoramento, Cervejaria Edelbrau e Nova Imóveis. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, You-C English School, Universidade La Salle, Eletrosom e Digi Sonorizações. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.


TEXTO: TRIO Comunicação Integrada

Foto do autor da postagem

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, atua na Coordenação e Expansão Comercial do Projeto Portal de Viagem, abertura de mercado dos sites de venda de ingressos, além do desenvolvimento de pautas para Blog.

Também teve atuação por mais de 12 anos na Hotelaria da Serra Gaúcha onde desenvolveu habilidade de gerenciamento de equipes com foco da Hospitalidade.


Deixe seu cometário

Entre em Contato