Ampliação da largura da pista possibilitará a operação de aeronaves com maior capacidade de passageiros!
O Governo do Rio Grande do Sul assinou, na última semana, o repasse de Aeroporto de Canela para a União. Conforme o Executivo estadual, o governo federal deverá proceder com a outorga à Infraero.
O ato é comemorado pelo secretário municipal de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira, que pontua a necessidade de investimentos para o aeródromo, o que afirma ser fundamental para o turismo da região.
O local atualmente recebe aeronaves com capacidade para 14 passageiros e, antes da tragédia climática registrada no Estado, em maio, operava com dois voos diários ligando Canela a Porto Alegre. O aeroporto fica localizado às margens da Avenida José Luiz Correa Pinto e conta com uma pista de 1.160 metros.
O secretário relata que, com o repasse à União, existe a perspectiva de aumento da largura da pista. A melhoria possibilitaria receber um avião ATR-72, que comporta até 72 passageiros. O aumento da capacidade das aeronaves resultaria em passagens mais atrativas com o aumento da procura pelo serviço e ligações com outras cidades do país.
Diante do enfrentamento de processos burocráticos, a expectativa da administração de Canela é que o processo possa ser concluído no próximo ano. Contudo, além da realização das obras, é preciso que alguma companhia aérea mostre interesse para operar o destino.
“Sabemos que as tarifas passam pelo número de passageiros. A gente aposta muito que a Infraero consiga operar e investir para que a gente consiga chegar no ATR 72 que seria algo muito interessante pra nós. Hoje, Canela e Gramado, a nossa matriz econômica é cerca de 85% dentro do guarda chuva do turismo. Então para nos é fundamental que isso realmente ocorra“.
Fonte: Leouve
Foto: Divulgação Prefeitura