São Francisco de Paula - O seu próximo destino
Paisagens de tirar o fôlego
Com paisagens exuberantes onde coxilhas verdes, matas de araucárias e cachoeiras se misturam, São Francisco de Paula encanta qualquer visitante. O município, frequentemente, registra algumas das temperaturas mais baixas durante o inverno, se tornando durante a estação um reduto com clima que lembra o europeu, onde a neblina e a fogueira se tornam grandes atrativos para quem quer descansar em um lugar tranquilo e acolhedor em uma altitude de mais de 900 metros.
Durante o outono, São Chico, como é carinhosamente conhecida, ganha tons mais coloridos com sua principal Avenida trazendo o esplendor alaranjado dos liquidambars. No centro da cidade também é possível passear pelo tradicional Lago São Bernardo, considerado um dos pontos turísticos mais bonitos da Serra Gaúcha.
Parques naturais
Como opção de passeio, o turista pode encontrar diversas opções de parques naturais com cachoeiras e trilhas de diversos níveis de dificuldade, que possibilitam um tempo de aventura e apreciação do ar puro e tresco em meio as matas.
Gastronomia autoral
Na gastronomia, o destaque fica pela gastronomia autoral, pautada principalmente nos produtos produzidos em nosso próprio território, como o queijo serrano, reconhecido como patrimônio imaterial serrano com seu original modo de saber e fazer há mais de 200 anos, pelas famílias tradicionais da região, sendo um elemento típico dos Campos de Cima da Serra. O pinhão, o charque, o cordeiro, o cogumelo, a truta e a batata também são alguns dos ingredientes que ganham destaque dentro das cozinhas serranas.
Hospitalidade Serrana
A cidade oferece diversas opções de hospedagens charmosas que oferecem uma experiência de alto padrão em meio à natureza. Chalés, cabanas e containers são opções para quem curte privacidade em família e descanso em um momento de contemplação.
Motor do desenvolvimento
Como motores do desenvolvimento econômico de São Francisco de Paula, estão o turismo, a agricultura, a silvicultura e a pecuaria. O municipio conta com uma Indústria alimentícia que possui mais de vinte empresas, dentre elas beneticiamento e industrialização de batata, frigorífico de bovinos e ovinos, e ainda agroindústrias de pequenas trutas, massas, pães, doce de leite e o tradicional queijo Serrano. A agricultura é outro segmento que tem crescido rapidamente contando hoje com cerca de 32.000 hectares de áreas plantadas onde se destacam a soja, o milho, a batata, produtos olerícolas, dentre outros. A silvicultura conta hoje com uma área plantada e em torno de 40.000 hectares e conta com mais de 30 indústrias de beneficiamento de madeira.