Fortalecimento do turismo na Serra Gaúcha

Fortalecimento do turismo na Serra Gaúcha

Verão impulsiona novo ciclo do turismo na Serra Gaúcha;

A região serrana do Rio Grande do Sul vive um período de fortalecimento do turismo neste verão, impulsionado por ações integradas que ampliam sua visibilidade no Brasil e no Mercosul. Ao mesmo tempo em que as cidades miram no Natal e em seu encantamento, empreendedores investem na diversificação de experiências culturais, naturais e gastronômicas. Gramado e Canela seguem como vitrines de grandes eventos e apresentam novos atrativos para as famílias aproveitarem os meses mais quentes do ano. Enquanto São Francisco de Paula amplia o turismo de aventura e Cambará do Sul reforça o astroturismo, Antônio Prado ganha reconhecimento da ONU por sua preservação histórica. Paralelamente, os municípios que têm no enoturismo seu motor econômico estimulam investimentos que qualificam o posicionamento da região como um dos principais destinos turísticos do país.


Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis 

Destino consolidado entre os brasileiros, a Serra Gaúcha — que recebe, em média, 10 milhões de turistas ao ano, o equivalente a 7,5 vezes a população de Porto Alegre — quer atravessar a fronteira nacional e encantar também os vizinhos do Mercosul. De olho no turista argentino, que elege o litoral para o verão, os empreendedores locais querem assegurar que pelo menos dois dias das férias sejam vividos na região.

Em um movimento estratégico para impulsionar o turismo receptivo internacional, as consultorias Somos.RS e Meridion Expand desenvolveram o “Projeto Hermanos”, que, em sua fase inicial — na primeira quinzena de novembro —, trouxe um time de influenciadores argentinos que totalizam quatro milhões de seguidores, com o objetivo de promover a Serra Gaúcha.


Passeio Linha Bella - Vinícola Zio Pietro em Gramado

De acordo com Thomas Fontana, CEO da Somos.RS e G30, essa campanha — somada às ações do governo do Estado e aos movimentos dos conventions bureaus atuantes na Serra — pode influenciar o crescimento orgânico do fluxo e dobrar o percentual de argentinos que visitam a região. Em uma projeção, Fontana estima que o número pode chegar a 6% do total esperado dos 2,5 milhões de turistas que cruzarão o Estado neste verão, resultando em cerca de 150 mil visitantes. Para o G30, essa mobilização certamente vai capitalizar o fluxo turístico do verão e o câmbio favorável.

Crédito: Jornalista Carmen Carlet - Especial para o JC - Foto Capa Portal de Viagem Vinícola Tonet Caxias do Sul


Foto do autor da postagem

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, especialista em Turismo de Experiência, mais de 15 anos atuação na Hotelaria e Organização de eventos.

Desenvolvimento de Projetos Comerciais e atualmente coordenando execução do Editorial do Portal de Viagem e seus Blogs regionais com foco na entrega de conteúdos com temáticas do ecossistema do Turismo.


Deixe seu cometário

Entre em Contato