Verão impulsiona novo ciclo do turismo na Serra Gaúcha;
A região serrana do Rio Grande do Sul vive um período de fortalecimento do turismo neste verão, impulsionado por ações integradas que ampliam sua visibilidade no Brasil e no Mercosul. Ao mesmo tempo em que as cidades miram no Natal e em seu encantamento, empreendedores investem na diversificação de experiências culturais, naturais e gastronômicas. Gramado e Canela seguem como vitrines de grandes eventos e apresentam novos atrativos para as famílias aproveitarem os meses mais quentes do ano. Enquanto São Francisco de Paula amplia o turismo de aventura e Cambará do Sul reforça o astroturismo, Antônio Prado ganha reconhecimento da ONU por sua preservação histórica. Paralelamente, os municípios que têm no enoturismo seu motor econômico estimulam investimentos que qualificam o posicionamento da região como um dos principais destinos turísticos do país.
Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis
Destino consolidado entre os brasileiros, a Serra Gaúcha — que recebe, em média, 10 milhões de turistas ao ano, o equivalente a 7,5 vezes a população de Porto Alegre — quer atravessar a fronteira nacional e encantar também os vizinhos do Mercosul. De olho no turista argentino, que elege o litoral para o verão, os empreendedores locais querem assegurar que pelo menos dois dias das férias sejam vividos na região.
Em um movimento estratégico para impulsionar o turismo receptivo internacional, as consultorias Somos.RS e Meridion Expand desenvolveram o “Projeto Hermanos”, que, em sua fase inicial — na primeira quinzena de novembro —, trouxe um time de influenciadores argentinos que totalizam quatro milhões de seguidores, com o objetivo de promover a Serra Gaúcha.
Passeio Linha Bella - Vinícola Zio Pietro em Gramado
De acordo com Thomas Fontana, CEO da Somos.RS e G30, essa campanha — somada às ações do governo do Estado e aos movimentos dos conventions bureaus atuantes na Serra — pode influenciar o crescimento orgânico do fluxo e dobrar o percentual de argentinos que visitam a região. Em uma projeção, Fontana estima que o número pode chegar a 6% do total esperado dos 2,5 milhões de turistas que cruzarão o Estado neste verão, resultando em cerca de 150 mil visitantes. Para o G30, essa mobilização certamente vai capitalizar o fluxo turístico do verão e o câmbio favorável.
Crédito: Jornalista Carmen Carlet - Especial para o JC - Foto Capa Portal de Viagem Vinícola Tonet Caxias do Sul