Marta Rossi, CEO da Festuris, apresentou detalhes do Projeto Hortênsias;
Em evento realizado ontem no Hotel Bavária, com a calorosa recepção da equipe liderada por Marta Rossi, CEO da Festuris, foram apresentados os detalhes do Projeto Hortênsias. Na ocasião, também foram revelados os padrinhos simbólicos dessa iniciativa que resgata o maior ícone de divulgação turística de Gramado: a hortênsia.
Trata-se de um movimento cultural e educativo, que busca valorizar a identidade local, fortalecer a hospitalidade e o sentimento de pertencimento da comunidade, conectando tradição e futuro.
Foto: A primeira Rainha das Hortênsias de Gramado foi Iraci Casagrande Koppe, eleita em 1958
A madrinha do projeto, Beatriz Gehlen, diretora do Hotel Bavária, é uma entusiasta do plantio de hortênsias na cidade. “Conheci Gramado aos quinze anos e fiquei encantada. Era a cidade dos sonhos”, relembrou. Seu desejo é ver retomado o plantio intenso que marcou a região em décadas passadas.
Para Marta Rossi, a hortênsia representa muito mais que beleza. É símbolo de transformação, lembrando a época em que Gramado começou a se posicionar como destino turístico. O projeto pretende envolver escolas, comunidade e empreendedores locais, ampliando o impacto da iniciativa.
Foto: Rafael Cavalli, Lago Negro de Gramado com símbolo da cidade, "Hortênsias".
Um pouco da história;
A presença da hortênsia em Gramado remonta à década de 1920, quando Leopoldo e Osvaldina Lied trouxeram as primeiras mudas de Petrópolis (RJ). Desde então, a flor se espalhou pelas encostas, consolidando-se como símbolo da cidade.
Crédito: Festuris e Portal de Viagem – Foto: Portal de Viagem e Rafael Cavalli