A construção de um aeroporto na região da Serra Gaúcha é um anseio antigo que ganha ainda mais relevância diante do fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A busca por soluções para impulsionar o turismo no estado torna essa ideia mais urgente e necessária do que nunca.
O projeto do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, está na reta final antes de se tornar realidade, com a Casa Civil da Presidência da República analisando a liberação dos recursos necessários para a construção. A Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou o processo à pasta, seguindo os procedimentos para aporte de recursos federais em obras.
Os R$ 200 milhões destinados à terraplenagem e construção de pistas e pátios provêm do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), uma verba do orçamento público voltada para investimentos no setor. Após a aprovação final do projeto e a liberação dos recursos, o município estará apto a iniciar o processo de licitação para contratar a realização da obra.
Em conjunto com a construção do terminal de Vila Oliva, a prefeitura de Caxias está implementando melhorias na infraestrutura do Aeroporto Hugo Cantergiani. Esta iniciativa visa fortalecer o aeroporto como uma das principais opções para os turistas que desejam visitar as belas cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
Foto: Divulgação