O Rio Grande do Sul se destaca como um polo turístico diversificado, oferecendo roteiros para todos os tipos de viajantes, seja nas charmosas cidades da Serra Gaúcha, nas belas praias do Litoral Norte ou nas históricas paisagens da Região das Missões. O turismo gaúcho é um setor vital que sustenta milhares de empregos, famílias e instituições locais, porém, infelizmente, os recentes eventos climáticos no estado causaram danos significativos a essa importante economia.
Para mapear essa situação em números a Setur RS ( Secretaria de Turismo) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul , realizou uma pesquisa sobre os principais impactos causados no setor. O estudo foi direcionado aos gestores municipais da área do Turismo e contou com a participação de Secretários, Diretores e Coordenadores do turismo em aproximadamente 45% dos municípios do Estado (227 de 497).
O estudo visa também avaliar o impacto financeiro nos atrativos turísticos afetados, bem como estimar o tempo necessário para a recuperação do município e identificar as necessidades imediatas da região. Com os resultados conclusivos, a equipe técnica da Setur trabalhará para desenvolver soluções de apoio ao setor, em colaboração com os setores público e privado, visando a recuperação e revitalização dos atrativos, empreendimentos e infraestruturas essenciais.
Adicionalmente, a Setur e a UCS realizaram uma análise do impacto financeiro nas empresas privadas envolvidas no setor turístico. O estudo contou com a participação de quase 600 respondentes, fornecendo dados valiosos para a pesquisa.
"É imprescindível que realizemos um mapeamento e diagnóstico preciso do impacto no setor turístico, a fim de compreendermos a extensão do desafio que temos pela frente. Através dos dados obtidos, teremos a oportunidade de entender melhor cada cenário e agir de forma mais eficaz na reconstrução do turismo em nosso estado", declarou o secretário estadual em exercício do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodríguez Júnior.
Créditos: Ministério Turismo/Rafael Cavalli