Rodrigo Santoro, homenageado com o Kikito de Cristal 2025, participa da produção artesanal do troféu que será entregue ao seu sucessor!
No dia 16/08, em evento exclusivo para jornalistas e influenciadores cadastrados, o ator visita a Cristais de Gramado e concede entrevista coletiva à imprensa;
Um dos momentos mais emblemáticos do Festival de Cinema de Gramado é o início da produção artesanal do troféu Kikito de Cristal. O ator Rodrigo Santoro, homenageado desta 53ª edição do evento, visita a Cristais de Gramado no dia 16 de agosto (sábado), às 12h30, para participar da produção do troféu que será entregue ao seu sucessor no próximo ano. Na ocasião, Santoro também concederá entrevista coletiva à imprensa – o evento é voltado exclusivamente a jornalistas e influenciadores credenciados no 53º Festival de Cinema de Gramado.
O Kikito de Cristal é a única premiação do cinema mundial em que o homenageado tem a oportunidade de participar da produção do troféu que será entregue na edição seguinte. Guiado pelo mestre vidreiro Marcelino Dias, Santoro vivenciará a arte milenar do cristal artístico, dando forma inicial à escultura do Rei Sol em cristal murano com folha de ouro 24k.
Na noite anterior (15/08), no Palácio dos Festivais, Rodrigo Santoro recebe o seu Kikito de Cristal – troféu que foi produzido em 2024 por Mariëtte Rissenbeek - a diretora e produtora holandesa foi a homenageada do 52º Festival de Cinema de Gramado.
Desde 2012, a Cristais de Gramado produz artesanalmente o Kikito de Cristal e, a partir de 2013, os homenageados passaram a participar deste processo de produção que envolve uma arte milenar. Nomes como Ruy Guerra, Eduardo Coutinho, Soledad Villamil, Paulina Garcia, Cecilia Roth, Natalia Oreiro, Jean Pierre Noher, César Troncoso, Leonardo Sbaraglia e Alice Braga já foram homenageados com o Kikito de Cristal.
Sobre o homenageado: Rodrigo Santoro receberá o Kikito de Cristal no mês em que completa 50 anos, sendo mais de 30 de carreira. Seu trabalho mais recente é o filme "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, que conquistou o Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim, em fevereiro deste ano, além do prêmio de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara (México).
Crédito: Catiúcia Ruas - Assessora Comunicação - Foto Divulgação e Capa Cleiton Thiele