Obras no Aeroporto Salgado Filho são vistoriadas e governador do RS discute retomada de voos!
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vistoriou, na tarde da última quinta-feira (19), as obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, fortemente atingido pela enchente de maio.
Acompanhado pelo secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, Leite verificou os trabalhos de retomada da operação do terminal, em especial a reconstrução de parte da pista, que ficou totalmente submersa. Além disso, o governador iniciou discussões com a Fraport a respeito de medidas que possam acelerar a retomada da oferta de voos.
“O aeroporto vai retornar com uma operação muito robusta a partir de 21 de outubro e queremos, da parte do governo, garantir as condições para ampliar o número de voos e assegurar a manutenção das rotas nacionais e internacionais que operavam antes da enchente. Isso será conversado pelas nossas equipes para que possamos avançar e, eventualmente, garantir benefícios às companhias aéreas que reforçarem sua operação no aeroporto”, afirmou Leite.
Segundo a Fraport, as obras de restauração do aeroporto seguem o ritmo previsto pelo cronograma. Na última semana, foram finalizados os trabalhos na taxiway D, via de acesso das aeronaves entre a pista de pousos e decolagens e o pátio, que será usada na retomada parcial dos voos. As intervenções seguem em execução na taxiway F.
A pista de pousos e decolagens está recebendo as últimas camadas de asfalto para recomposição do trecho que será utilizado a partir da retomada dos voos. O aeroporto voltará a operar parcialmente a partir do dia 21 de outubro, com pousos e decolagens iniciando às 8h. O retorno completo, incluindo voos internacionais, ocorrerá em 16 de dezembro.
Crédito: Juliano Gianotto - Foto: Divulgação Fraport