36ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado se encerrou superando as expectativas!
Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, confirmaram que a edição que se encerra hoje, dia 10, teve crescimento de 9% em relação ao ano passado. Outro dado relevante é com relação ao montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa era alcançar os R$ 400 milhões, mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões.
Outra marca superada é participação do público. No ano passado foram cerca de 15 mil pessoas que circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios. Para esta edição a meta era chegar a 12 mil, por conta das tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, entretanto, a marca dos 12 mil foi superada ainda antes de começar o evento, e finalizou com mais de 15 mil participantes.
O número de destinos internacionais também cresceu, foram 40 no ano passado e chegou a 53 nesta edição. Países de toda a América Latina estiveram em Gramado. Da Europa vieram países como Portugal, Espanha e França. E de outros continentes vieram países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailandia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, etc. e entre as novidades estava Dubai dos Emirados Árabes, que veio pela primeira vez.
A República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição do Festuris. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e os encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizada e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou.
“Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito neste ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendíamos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”, comentou Marta Rossi.
Diversos destinos e Atrativos Turísticos tiveram oportunidade de divulgar seu produtos, em destaque o Passeio Linha Bella Gramado.
Sobre Passeio: MAIS QUE UM PASSEIO, UMA HISTÓRIA A SER VIVIDA!
Família da Cantina Linha Bella no espaço SETUR RS - Foto Divulgação
Acreditamos que Gramado é muito mais do que o que se vê à primeira vista. O Passeio proporciona um mergulho na história e cultura Italiana no Interior de Gramado com visitação a famílias que mantém viva a tradição cultural e gastronômica, sem dúvida uma oportunidade de conhecer uma Gramado pouca explorada pelos milhares visitantes da nossa cidade.
Crédito Texto Festuris: Jornalista Fernando Gusen