Fundado em 1974 por meio do Decreto de Lei 556, o Museu do Imigrante em Bento Gonçalves é uma atração cultural significativa. Desde a sua abertura em 1975, ocupando um edifício histórico de 1913, este local multifuncional já desempenhou diversos papéis, incluindo sede da Estação de Sericicultura, Escola Agrícola, anexo do Hotel Planalto e residência. Em 2005, recebeu o status de Patrimônio Histórico do município, tornando-se parte crucial do roteiro cultural da cidade, após um processo de restauração concluído em 2016.
O Museu do Imigrante é uma instituição museal pública e municipal, administrativamente vinculada à Fundação Casa das Artes (FCA), mantida pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e por meio de parcerias estabelecidas pela FCA. Sua missão é explorar a história das diversas ondas de imigração na região, abrigando uma impressionante coleção de aproximadamente 40 mil itens doados pela comunidade local.
Composto por dois edifícios distintos, o primeiro, de valor histórico inestimável, está aberto à visitação pública e apresenta dois andares com sete salas temáticas: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. O segundo edifício abriga a Reserva Técnica do Museu. Ao planejar sua visita ao Museu do Imigrante, você embarcará em uma fascinante jornada pela história e cultura da região.