Magia de Natal apresenta grande fluxo de turistas e envolvimento relevante da comunidade na programação e marca identidade germânica da cidade na Serra Gaúcha;
Em cartaz desde o dia 7 de novembro em Nova Petrópolis, o Magia do Natal tem sido muito mais do que um espaço de encontros para vivenciar, por meio de apresentações artísticas e decoração temática, o encanto proporcionado pela data. O evento também se consolidou como um dos principais motores de movimentação econômica e turística da cidade.
Foto 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha
Empresários e representantes do poder público dizem que o evento tem ampliado o fluxo de visitantes, antecipado a alta temporada e fortalecido setores como gastronomia, hotelaria, economia criativa e serviços turísticos. Para o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, Gabriel Belém, o impacto do evento vai muito além da programação cultural. “Eventos como a Magia do Natal são fundamentais para atrair visitantes e movimentar a economia de Nova Petrópolis. Além de reforçar nossa identidade cultural e turística, eles ampliam a permanência dos turistas na cidade, estimulando o consumo em diversos segmentos e fortalecendo a imagem do município como destino acolhedor e diferenciado”, afirma.
Embora não haja uma estimativa oficial da movimentação econômica proporcionada pelo evento, diferentes setores se beneficiam da proposta. “Estimamos que a Magia do Natal movimente alguns milhões de reais ao longo dos quase dois meses de programação, considerando hospedagem, alimentação, compras e serviços”, destaca Belém, lembrando que a cidade tem trabalhado para consolidar um calendário anual de eventos para reduzir a sazonalidade e distribuir o fluxo turístico ao longo do ano.
Praça das Flores Nova Petrópolis - Portal de Viagem
Os resultados trazidos pelo evento são bem perceptíveis, por exemplo, na área gastronômica. Desde o início da programação natalina, o impacto foi imediato em restaurantes como o Tannenwald, no Parque Aldeia do Imigrante, e o Edelhaus. “Notamos um aumento de 35% no movimento comparado a novembro de 2024, com chegada antecipada de turistas que normalmente viriam mais tarde”, explica o chef Lucas Hansen. Para ele, o clima natalino ajuda a valorizar a identidade da cidade. “É de extrema importância realizar eventos como a Magia. Uma decoração alinhada com a essência germânica retém o turista e faz a economia girar. Agora precisamos mobilizar cada empresário para seguir o mesmo espírito e fortalecer ainda mais o Natal de Nova Petrópolis”, reforça.
A hotelaria é outra área que registra resultados positivos. Marcelo Becker, gerente-geral do Hotel Petrópolis, destaca o crescimento no volume de hóspedes e na diária média. “O hotel vem apresentando um resultado muito positivo com o evento, especialmente nos finais de semana. Estimamos um incremento de 10% a 15% em relação a outros períodos, com hóspedes que buscam gastronomia, pontos turísticos e o ambiente da Praça das Flores, que está sendo muito elogiado”, afirma. Segundo ele, o evento tem papel estratégico: “A Magia do Natal é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da economia local. Uma cidade turística como Nova Petrópolis precisa de produtos consolidados que fortaleçam seu potencial e garantam frutos a médio e longo prazo”. Na Pousada dos Plátanos, o impacto aparece de maneira indireta, mas relevante, devido ao perfil de reservas. “Trabalhamos com reservas de longo prazo, então a Magia do Natal influencia especialmente as próximas temporadas. Um Natal bem formulado reflete na Páscoa, que por sua vez, impulsiona o próximo Natal. Percebemos um fluxo maior no comércio e estamos otimistas com esse ciclo positivo”, comenta o proprietário do estabelecimento, Clóvis Schumann.
Crédito: Jornal a Ponte - foto Divulgação e Portal de Viagem