LegadoCoop é lançado oficialmente no CONCRED 2024, evento será realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2025 em Nova Petrópolis!
O LegadoCoop será uma experiência única de imersão no legado cooperativista. O evento ocorrerá dias 15 e 16 de maio de 2025, na localidade de Linha Imperial, Berço do Cooperativismo de Crédito da América Latina e maior sítio histórico do cooperativismo no mundo. Serão dois dias de programação, mais de 12 horas de conteúdo total em um encontro com grandes nomes, como Martha Gabriel, Arthur Igreja e muitos outros. Uma oportunidade para fazer conexões e intercooperação com organizações cooperativas de todo o Brasil.
O lançamento oficial do LegadoCoop ocorreu no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (CONCRED), em Belo Horizonte. No dia 9 de agosto, milhares de participantes, de todo o país, receberam o convite para o evento de gestão, inovação e cooperativismo que ocorrerá em Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo, em 2025.
Segundo o presidente da Sicredi Pioneira e vice-presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Tiago Luiz Schmidt, que representou a entidade no evento, foi realmente um momento mágico! “O LegadoCoop foi lançado na manhã do último dia do CONCRED, logo após a palestra principal da plenária, onde estavam reunidas quase 3 mil pessoas. Quando surgiram as primeiras imagens da Linha Imperial naquele mega palco, percebemos o público conectado com as imagens, alguns por já terem visitado, mas outros que ainda não tiveram essa oportunidade. Tivemos a certeza de que não havia momento e lugar melhor para fazer esse lançamento, reunidos com as pessoas que diariamente fazem o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito acontecer”, relatou Schmidt.
Foto: Raj Sisodia é Ilustre Professor de Empreendimentos Conscientes e presidente do Centro de Empreendimentos Conscientes do Tecnológico.
Gestão, inovação e cooperativismo serão pilares da construção do futuro do cooperativismo no LegadoCoop! Transformação digital e cultural, impactos da Inteligência Artificial, adoção de novas tecnologias, incubação e aceleração de cooperativas, e o futuro do cooperativismo estarão em discussão no evento. Além do palco principal, o LegadoCoop terá um palco paralelo com três eventos simultâneos: Mulheres que Cooperam, CoopTALKS e Diálogos de Intercooperação.
“Acreditamos que o LegadoCoop poderá ser um marco importante de maior consciência e união das cooperativas brasileiras”, declarou o presidente da Sicredi Pioneira. Schmidt entende que a necessidade de avançar no mercado deve seguir a lógica de um propósito único, pois entende que não há cooperativa próspera numa sociedade pobre. “O papel das cooperativas é gerar a prosperidade de seus membros e contribuir localmente para um ambiente que permita despertar o que há de melhor no potencial das pessoas e comunidades”, externou o presidente.
O LegadoCoop será realizado na Capital Nacional do Cooperativismo e se beneficia da atmosfera especial da localidade de Linha Imperial, Berço do Cooperativismo de Crédito da América Latina, um local carregado de história, e inspira ser o maior sítio histórico do cooperativismo no mundo. O evento proporcionará uma reflexão sobre como história e tradição podem caminhar juntas com a inovação e o empreendedorismo, com a premissa e propósito de servir pessoas e desenvolver as comunidades.
“Inegavelmente a importância maior de realizar o LegadoCoop está no impacto, na evolução e na transformação de realidades sociais, econômicas e ambientais por meio de uma maior consciência dos líderes sobre o papel das cooperativas; além da possibilidade que todos terão de participar de um evento que oportunizará o debate de temas atuais e relevantes, ao mesmo tempo alicerçados na essência e história tão rica do cooperativismo”, pontuou Schmidt.
O LegadoCoop é uma realização da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, tem o patrocínio master de Sicredi Pioneira e conta com o apoio da Confebras.