O Instituto Semeia, uma importante organização sem fins lucrativos que lidera a elaboração de estudos, pesquisas e análises de dados para aprimoramento e avaliação de parcerias para apoio a gestão de parques, fortalecimento do uso público e fomento ao desenvolvimento sustentável. A instituição lançou uma iniciativa pioneira e o Portal de Viagem te conta mais detalhes.
No dia 28 de novembro, foi lançado o estudo "Diálogos com a sociedade: contribuições para fomentar a participação social em projetos de parcerias em parques". Esse guia oferece suporte técnico aos gestores públicos e à sociedade na criação de diálogos e canais de comunicação participativa em todas as etapas de uma parceria para melhorar os serviços turísticos em unidades de conservação.
Segundo Rodrigo Góes, gerente de Projetos no Instituto Semeia, é fundamental estabelecer uma comunicação direta com a sociedade para uma boa gestão. Os parques, sejam eles naturais ou urbanos, desempenham um papel importante na vida das pessoas e na implementação de políticas públicas. Portanto, ao desenvolver um projeto de parceria para fortalecer a gestão de um parque, é essencial ouvir e envolver todas as partes interessadas de forma transparente, empática e responsável.
O guia foi desenvolvido com base em mais de uma década de experiência no apoio ao aprimoramento da gestão de parques no Brasil. Ele pode ser aplicado em todos os modelos de parceria utilizados no país, como concessões, permissões, autorizações, parcerias com o terceiro setor e adoções. O guia abrange todas as fases do processo, desde a pré-avaliação até a estruturação, licitação e gestão contratual.
Entre as principais unidades de conservações parceiras estão:
Parque Nacional Chapada dos Veadeiros-Goiás
Parque Estadual Serra do Conduru-Bahia
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu-Minas Gerais
Para saber mais sobre essa grande iniciativa acesse o site!
Foto: Divulgação