O Parque Nacional Chapada dos Guimarães, é uma área natural do Cerrado brasileiro, e fica localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. Além de abrigar a origem de muitos dos grandes rios brasileiros, como o Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco. Recentemente foi realizado um leilão para eleger a concessionária que vai administrar o parque, e o Portal de Viagem te conta mais detalhes.
A empresa Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura (FIP) venceu o leilão no dia 02 de fevereiro, com um lance de R$926 mil. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a empresa deverá investir aproximadamente R$218 milhões em infraestrutura, serviços de apoio à visitação e operação turística nos próximos 30 anos. Está prevista a construção de mirantes, criação de novos atrativos, trilhas e disponibilização de serviços de passeios.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) possui uma área de 32 mil hectares e está localizado a apenas 40 minutos de carro de Cuiabá. As atrações para os visitantes incluem picos de montanhas, cachoeiras e cavernas. Uma das atrações mais populares é o Mirante do Véu de Noiva, que pode ser acessado por uma trilha autoguiada de 550 metros. Outros pontos de interesse incluem o Circuito das Cachoeiras, o Morro de São Jerônimo e o Rio Claro, que exigem a presença de um guia ou monitor de turismo cadastrado para visitação.
Fotos: Divulgação